Projeto Book sensual

Com um projeto inovador, a fotógrafa Gina Stocco cria uma forma de eternizar e enaltecer a beleza estética que existe em toda e qualquer pessoa.

O "poetinha" Vinicius de Moraes que nos desculpe, mas a beleza não é atributo exclusivo das musas de curvas perfeitas, traços de Vênus e olhares lânguidos. "Há beleza e, sobretudo, sensualidade, em toda mulher. Para que venham à tona, basta evidenciá-las de maneira sutil com a luz e a ambientação certas e um perfeito enquadramento", ensina a fotógrafa Gina Stocco, idealizadora do projeto "Beleza Revelada", por meio do qual elabora books de fotos sensuais e de muito bom gosto para mostrar tudo o que as mulheres possuem de belo e que só elas sabem transmitir com perfeição.
"Sonhos, vontades, desejos. São imagens que buscam as cores, os gestos, os sentimentos que só a mulher se reserva em saber e poder mostrar. Totalmente feminino, desde a maquiagem a sua produção final", define, magistralmente, o trabalho de Gina o colunista Celso Fernandes. Como diz, também, "Beleza Revelada" busca trazer à tona os mais sublimes momentos que cabe somente à mulher que vibra com seus próprios sonhos e desejos revelar.
"Tudo fotografado em estúdio e de uma maneira sutil, entre formas e fendas, com o apoio de uma equipe de make-up e hair-style integralmente formada por mulheres, pensando na tranqüilidade e no conforto da fotografada", diz Gina.

Ponte para a auto-estima

Como se sabe, a tradição de perpetuar a estética do corpo humano em imagens fotográficas, não é, absolutamente, uma novidade. Mas a idéia de construí-las por meio de uma linguagem quase pictográfica, pontuada por uma sensualidade sutil – mas nem por isso menos revelador – são diferenciais inegáveis no trabalho de Gina Stocco. Complementarmente, a gênese o projeto "Beleza Revelada" integra outro apelo bastante inteligente: permitir a qualquer mulher o acesso ao universo das fotos sensuais em estúdio.
"Sempre tive vontade de servir de 'ponte' para que as mulheres pudessem realizar esse sonho íntimo de, mesmo não sendo atrizes famosas ou modelos de moda, ter esses books para si ou para mostrar a quem elas amam", faz questão de ressaltar a fotógrafa. "E fora o resultado do trabalho, que invariavelmente fica lindo, é extremamente compensador ver que, para muitas delas, as fotos representam uma verdadeira injeção de auto-estima, além, é claro, de representar para elas algo que foge absolutamente à rotina e as enaltece como seres humanos", pontua.
Ciente de que a linha que separa a sensualidade do erotismo é muito tênue, Gina orbita no campo da primeira com uma maestria incomparável, procurando fazer disso um exercício constante de sensibilidade: "É natural as pessoas pensarem que, só pelo fato de a mulher ser clicada por outra mulher, tudo fica mais fácil. Entretanto, como você está lidando com pessoas que não estão acostumadas a serem fotografadas naquele tipo de situação específica – nuas ou, no máximo, 'vestindo' algumas poucas peças ou adereços –, essa tarefa fica bem mais delicada", reflete Gina.
Para contornar a situação, lidar positivamente com a ansiedade de suas clientes e obter, sempre, os melhores resultados, a fotógrafa desenvolveu uma habilidade extraordinária de conversar com elas, não só para tranqüiliza-las, como também para entender um pouco mais de suas personalidades e conhecer os desejos: "Sou uma espécie de 'psicóloga' com uma máquina fotográfica na mão", brinca com a segurança de quem sabe muito bem o que está dizendo.

Sensualidade não tem sexo

E é como "psicóloga" com uma máquina na mão, que Gina Stocco faz questão de dar uma boa notícia a todos os interessados: graças ao sucesso que vem obtendo com seu trabalho e atendendo a apelos tanto da ala feminina quanto da masculina, a fotógrafo abriu recentemente a possibilidade de os homens também participarem do escopo do projeto "Beleza Revelada", para que possam expressar, também, toda a sua sensualidade por meio de uma série de imagens originais. Segundo a fotógrafa, muitos homens já conseguem lidar com sua vaidade de forma bastante saudável. Isso é muito positivo e pode ser facilmente comprovado pelo aumento dos números de venda de cosméticos específicos para eles e pelo fato de esse público ter se tornado muito mais habituée nos salões de beleza.
"É claro que usar regularmente um hidratante com filtro solar ou mesmo fazer uma limpeza de pele na cabine de uma esteticista é algo muito mais simples, na cabeça deles, do que posar para uma lente e fazer fotos sensuais. Mas é muito bom ver que o caminho para mudança já está aberto e que eles já conseguem expressar essa vontade de serem fotografados com um pouco mais de naturalidade", conclui Gina, com um grande sorriso nos lábios.